O Oficial de Serviço de um navio se encontrava posicionado no patim superior da escada de portaló de boreste e, ao recepcionar o Comandante deste navio, que era conduzido por embarcação miúda do navio, percebeu que no momento da atracação por bombordo na escada de portaló, com corrente de maré, ou seja, paralela ao costado do navio, fundeado, no sentido proa/popa, o proeiro guarneceu a boça de vante, mas a embarcação caiu muito para vante. O patrão esqueceu de usar o leme, fazendo a embarcação girar e atingir o costado do navio, e o popeiro ficou impossibilitado de puxar a popa para junto da escada de portaló. Que manobra corretiva deveria ser executada pelo patrão da embarcação para a atracação na escada de portaló, conforme Manual de Procedimentos Marinheiros (CAAML-3002)?
Questão
QOAM-CPA/CAP
2012
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Oficial-Servic-navio119f122e8ec
ANULADA
A
Cair a ré. Carregar o leme para bombordo até que a embarcação miúda adquirisse segmento contra a corrente e afastada da escada; e, então, dirigir a embarcação até que ela fosse para contrabordo da escada suavemente.
B
Carregar o leme para bombordo, deixar a embarcação miúda cair a vante e depois a ré e aproximar-se novamente a contrabordo da escada de portaló.
C
Cair a ré com máquinas e reinvestir para nova atracação, com leme carregado para boreste e com pouco segmento.
D
Carregar o leme para boreste até que a proa girasse para fora e dirigir a embarcação de modo que fique paralela ao costado do navio.
E
Carregar o leme para boreste e fazer a aproximação, sempre, em baixa velocidade, mantendo a embarcação em uma posição safa, considerando uma falha quando for usar a máquina para quebrar o segmento.