Questão
Colégio Naval - CN
2025
Observe-imagem697e394b5c
Observe a imagem referente à questão.



Durante o período colonial, na América Portuguesa, as alianças indígenas desempenharam um papel significativo nas relações entre colonizadores e povos nativos. Pelo lado português temos a busca de recursos naturais e mão-de-obra, enquanto pelo lado dos indígenas temos, entre outros aspectos, a busca de proteção contra invasores, como outros grupos indígenas e outras potências coloniais. Entre as diversas alianças, no Brasil colonial, é correto citar a ocorrida entre os portugueses e:
A
o chefe Tupiniquim Tibiriçá, importante para o avanço português na região de Santo André da Borda do Campo, e no planalto de Piracicaba, onde combatia rivais dos Tupiniquim e os Tapuia Guaianá, além de escravizar os Carijó para os portugueses.
B
os guerreiros Temiminós liderados por Araribóia, que se aliaram aos portugueses para derrotar os franceses, que recebiam apoio dos Tamoios em combates, como os ocorridos no Rio de Janeiro.
C
o chefe Potiguar Zorobabé, na Paraíba e Rio Grande do Norte, aliado dos holandeses, em fins do século XVI, e de portugueses, recrutado para combater os Tupinambás na Bahia e para reprimir grupos fugidos de escravizados africanos.
D
os guerreiros Nhambiquaras, na região do Mato Grosso e Goiás, aliados dos portugueses durante o século XV, sendo fundamentais no auxilio da exploração do território, culminando na descoberta das primeiras jazidas de ouro na região.
E
o chefe Bororo, Guaçuí, em Minas Gerais e Goiás inicialmente apoiando os franceses, mas passando logo a seguir para o lado dos portugueses pelo fato de estes combaterem os grupos Tapuias, que eram inimigos comuns dos Bororos.