Questão
Academia da Força Aérea - AFA
1999
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Observe-excerto-and-34134390269da
Observe o excerto:

"Pelo quarto parecia-lhe estarem a se cruzar os elétricos a estremecerem-lhe a imagem refletida.' Estava a se pentear vagarosamente diante da penteadeira de três espelhos, os braços brancos e fortes arrepiavam-se a frescurazita da tarde. Os olhos não se abandonavam, os espelhos vibravam ora escuros, ora luminosos. Cá fora, duma janela mais alta, caiu à rua uma coisa pesada e fofa. Se os miúdos e o marido estivessem à casa, já lhe viria à idéia que seria descuido deles. Os olhos não se despregavam da imagem, o pente trabalhava meditativo, o roupão aberto deixava aparecerem nos espelhos os seios entrecortados de várias raparigas."

Em relação á linguagem do conto "Devaneio e embriaguês duma rapariga' (Laços de família), do qual esse excerto é uma amostra, é correto dizer que o narrador ( , ) 



A
se acumplicia com a personagem, utilizando inclusive linguagem que se compatibiliza com a nacionalidade dela.
B
para ressaltar o despojamento do ambiente e o vazio psicológico da personagem, emprega uma linguagem intencionalmente desprovida de elementos subjetivos.
C
na ânsia de traduzir o torvelinho de sensações que acometem a mente embriagada, instrumenta-se de uma linguagem prenhe de imagens surrealistas.
D
por meio de um estilo repassado de ironia, formalizado em linguagem que revaloriza a força dos arcaísmos, busca reproduzir o drama de uma alma dilacerada pela banalidade do cotidiano.