A charge acima, produzida durante os anos 1950, mostra o jornalista Carlos Lacerda representado como se fosse um corvo, ave que simboliza mau agouro. É correto afirmar que tal representação foi decorrente:
A
de seu afastamento do poder durante o regime militar, o que o levou a criticar o governo por meio da criação da Frente Ampla, juntamente com os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart.
B
de sua gestão como governador do Estado da Guanabara, marcada por polêmicas e escândalos administrativos que o levaram ao seu desprestígio junto à grande imprensa do país.
C
ao passado tido como condenável do jornalista, que durante sua mocidade havia sido filiado ao Partido Comunista Brasileiro, se filiando posteriormente à União Democrática Nacional (UDN)
D
à sua atuação como porta voz do Estado Novo, quando endossou os arroubos autoritários do presidente Vargas e a perseguição aos opositores de seu regime, incluindo comunistas e liberais.
E
ao uso que fazia de seu jornal e de sua cadeira como deputado federal para realizar ferrenha oposição aos governos dos quais era adversário, incluindo os de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart.