Questão
QOAM-AFN
2015
Observe-charge-Com15286e17d4
Observe a charge abaixo.
Com relação ao expansionismo marítimo português, iniciado no de 1415, é correto afirmar que
A
foi indiscutível o papel dos comerciantes que, organizados nas Companhias Gerais de Comércio, promoveram o expansionismo tornando-o, com isso, um empreendimento de capital privado desprovido da presença do Estado.
B
só foi possível graças a atuação do Estado Português, que, movido pelo sentimento cruzadista, assumiu o empreendimento contando unicamente com o apoio da nobreza e da Igreja Católica desejosa de fazer frente aos muçulmanos na costa africana.
C
só foi possível com a centralização politica consolidada logo após o Tratado de Zamora, o qual ao aproximar rei e burguesia, criou as condições e os estímulos necessários para o acontecimento do processo expansionista.
D
Independência do reino de Portugal com a Dinastia de Avis, a qual estende a Guerra de Reconquista para o norte da África tendo como marco inicial a tomada de Ceuta.
E
entre outros aspectos foi favorecido pelos estudos náuticos liderados por D. Henrique, que atraiu para sua residência, em Sagres, Algarve, navegadores, cosmógrafos, cartógrafos, mercadores e aventureiros, desde o inicio do século XV.