Michael Faraday (1791–1867), em fragmento de A história química de uma vela, assim descreve uma substância gasosa que preparou diante do público que assistia a sua conferência: “Podemos experimentar do jeito que quisermos, mas ela não pegará fogo, não deixará o pavio queimar e extinguirá a combustão de tudo. Não há nada que queime nela, em circunstâncias comuns. Não tem cheiro, pouco se dissolve na água, não forma solução aquosa ácida nem alcalina, e é tão indiferente a todos os órgãos do corpo humano quanto uma coisa pode ser.
Então, diriam os senhores: ‘Ela não é nada, não é digna de atenção da química. O que faz no ar?’”
a) Qual substância gasosa foi descrita por Faraday?
b) Embora por muito tempo tenha sido considerada quimicamente inerte, as bactérias do gênero Rhizobium podem convertê-la uma substância que faz parte do metabolismo de seres vivos. Qual é essa substância?
c) Embora a substância citada por Faraday seja inerte em condições ambientes, ela causa sérios problemas aos mergulhadores quando sujeitos a elevadas pressões. Cite seus efeitos sobre o corpo humano está submetido a elevadas pressões dessa substância. Proponha uma substância que possa substituí-la nos cilindros de ar de mergulhadores para evitar seus efeitos colaterais.