Questão
QOAM-AFN
2009
QOAM-CPA/CAP
2009
Mercosul-Mercado-Comum5739d2fef2
O Mercosul (Mercado Comum do Sul) nasceu da conjugação de circunstâncias políticas e econômicas que conduziram à aproximação geopolítica entre Brasil e Argentina. Essa aproximação representou uma ruptura com a tradição de rivalidade que caracterizou quase toda a história das relações entre os vizinhos da bacia Platina. Sobre a gênese, a evolução política, social e econômica que envolve o Mercosul, assinale a opção INCORRETA. 
A
O Projeto do Mercosul foi uma resposta à encruzilhada econômica a que tanto o Brasil e a Argentina passaram na década de 1980, visto o esgotamento dos modelos de desenvolvimento baseados na substituição de importações, elevadas dívidas externas e surtos inflacionários descontrolados. 
B
A formação do Mercosul representou uma articulação econômica e politica, aonde a valorização do mercado interno e o crescente protecionismo estatal garantiram uma retomada do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de seus integrantes, fato que ampliaria a zona de influência regional do bloco. 
C
A adesão do Uruguai e do Paraguai ampliou para a escala da bacia Platina o quadro de cooperação bilateral estabelecido entre Brasília e Buenos Aires, o que, juntamente com a criação do Tratado de Assunção, firmado em margo de 1991, levou a constituição formal e judicial do Mercosul.
D
O Tratado de Assunção estabeleceu duas metas para o processo de integração, ou seja, a configuração de uma zona de livre comércio, por meio da eliminação de barreiras à circulação de mercadorias, no interior do bloco, e a formação de uma união aduaneira, pela adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC). 
E
Visando a expansão do bloco, foi firmado, em 1996, acordos de integração do Chile e da Bolívia, os quais se tornaram Estados associados. Em 2007, foi acordado a possibilidade de adesão da Venezuela, dependendo, para isso, de ajustes entre os membros envolvidos.