Mário de Andrade é um escritor modernista conhecido pelo seu estilo. Um dos aspectos dos quais mais gosta é o uso do diminutivo, o qual o autor explora com criatividade, fazendo transmitir os mais diversos sentidos, desde afeto até ambiguidade. Entre as alternativas abaixo, assinale a que NÃO apresenta esse recurso.
Questão
Sprint EsPCEx
2022
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mario-Andrade-e51acd7a2d7
A
“E pulapulavam se livrando dos buracos, aos berros, com as mãos pra trás por causa dos candirus safadinhos querendo entrar por eles.”
B
“Não havia nada entre nós, está claro, ela como eu nos seus cinco anos apenas, mas não sei que divina melancolia nos tomava, se acaso nos achávamos juntos e sozinhos.”
C
“Fiquei estarrecido, olhando com uns fabulosos olhos de imploração para o travesseiro quentinho, mas quem disse que o travesseiro teve piedade de mim.”
D
“Meu coração sente-se muito alegre! Este friozinho arrebitado /Dá uma vontade de sorrir! /E sigo. E vou sentindo. /A inquieta alacridade da invernia /Como um gosto de lágrimas na boca...”.
E
“Quando era pra dormir trepava no macuru pequenininho sempre se esquecendo de mijar. Como a rede da mãe estava por debaixo do berço, o herói mijava quente na velha”.