Questão
Curso de Formação de Oficiais Auxiliares da Marinha - QOAM-AFN
2018
Curso de Formação de Oficiais Auxiliares da Marinha - QOAM-CPA/CAP
2018
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-texto-seguir925e6d90cd
Leia o texto a seguir:
 
“A passagem de Humaitá, empreendida com tanto denodo quanto felicidade em 19 de fevereiro, havia demonstrado ao inimigo que não era tão invulnerável como presumia, sob a proteção daquele baluarte, e lhe abalara a cega confiança que nele tinha” (Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha, Barão de Cotegipe - João Maurício Wanderley -, relativo ao ano de 1868. Rio de Janeiro: Typographia do Diário do Rio de Janeiro, 1869. p. 14).

Sobre a Fortaleza paraguaia de Humaitá, aludida no relatório do Ministro da Marinha, assinale a opção correta.
A
A incorporação de novos meios navais pela Marinha Imperial Brasileira, tais como os ironclads e os monitores couraçados, que eram mais adequados à guerra fluvial e ao combate às fortificações, foi fundamental para o sucesso da Passagem de Humaitá.
B
Humaitá constituía-se como a única fortificação paraguaia e por tal razão possuía grande poderio bélico e numeroso quantitativo de soldados.
C
Logo após a Batalha Naval do Riachuelo, a força naval brasileira conseguiu realizar a Passagem de Humaitá, fazendo uso dos mesmos navios vencedores do embate de 11 de junho de 1865.
D
Um dos fatores determinantes para a Passagem e, depois, a Tomada da fortificação de Humaitá pelas forças aliadas foi a facilidade do fornecimento de apoio logístico na localidade.
E
Por conta de sua localização em uma ilha dentro do território argentino, as forças aliadas optaram em realizar a Tomada da Fortaleza de Humaitá por meio de uma operação anfíbia de desembarque de tropas.