Questão
Sprint CN
2023
Leia-texto-movimento1418d48c9a5
Leia o texto abaixo. 

O movimento separatista da Província Cisplatina, teve aspecto diferente. Tendo pertencido ao ex-Império Espanhol e mantendo sua língua e tradições, ligava-se mais aos países do Prata. Tanto que a sublevação liderada por JUAN ANTONIO LAVALLEJA não visava à independência mas, sim, sua anexação às Províncias Unidas do Prata - futura Argentina -, delas recebendo todo apoio. O Império do Brasil reagiu, travando a Guerra Cisplatina, na qual a esquadra brasileira manteve o bloqueio do estuário do Prata de 1825 a 1828, a despeito das dificuldades causadas pelo maior calado de nossos navios, navegando entre bancos de areia, e os reides audaciosos das unidades de pequeno porte chefiadas por William Brown, o irlandês que dirigia a Marinha platina.

Disponível em: < https://www.marinha.mil.br/historia>. Acesso em: 07 mar. 2023.

Considerando as origens e desdobramentos do conflito descrito pelo texto, assinale a alternativa correta.
A
A Cisplatina era uma área de tradições e cultura diferentes das do Brasil, o que inviabilizou a sua anexação por D. Pedro I durante as guerras de independência contra Portugal. Com isso, a região se notabilizou como uma área militarmente dominada pela Argentina. 
B
O desfecho da Guerra da Cisplatina foi marcado pela vitória das Províncias Unidas do Prata, nome dado à futura Argentina, que anexou a província Cisplatina à sua administração. A partir daí, o país passou a exercer o controle militar absoluto sobre o estuário da bacia do Prata.
C
Ao final dos embates militares entre o Brasil e os rebeldes apoiados pelo governo das Províncias Unidas do Prata, o arbitramento exercido pela Inglaterra estabeleceu que uma república independente seria proclamada na região da Cisplatina, batizada de República Oriental do Uruguai.
D
Diferentemente das demais insurreições regenciais ocorridas no mesmo período de sua eclosão, contidas pela Guarda Nacional, a Guerra da Cisplatina obteve êxito na separação do extremo sul do território em relação ao governo central. A partir daí, a região tornou-se conhecida como Uruguai.
E
A Guerra da Cisplatina é o nome dado à intervenção militar brasileira ao governo da região, chefiado à época pelo presidente Manuel Oribe, do Partido Blanco. O objetivo do governo imperial era manter a livre-navegação das embarcações brasileiras na bacia do Prata, assegurado pela esquadra brasileira.