Questão
Sprint CN
2023
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-texto-Salvar827744ed29
Leia o texto abaixo.

Salvar a unidade territorial e política, permitindo, ao mesmo tempo, que a opinião se cristalizasse em partidos políticos, eis a grande obra da regência. Por outro lado, as múltiplas agitações reprimidas com habilidade e presteza conduziram à formação do forte prestígio monárquico.

FROTA, Guilherme de Andrade. Quinhentos Anos de História do Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 2000. p. 319.

Marque a opção correta sobre os atos e fatos atrelados aos partidos políticos atuantes durante o período regencial (1831-1840).
A
O grupo liberal moderado ou chimango era composto por grandes proprietários de terras e de escravizados, defensores do retorno de D. Pedro ao trono e da concessão de ampla autonomia às províncias do Império. 
B
O grupo liberal exaltado era formado por proprietários rurais e membros das classes médias urbanas e do exército, que defendiam o fortalecimento do Poder Moderador e, consequentemente, a centralização da administração do território.
C
Formado ao final do período, o Partido Liberal era composto pela classe média urbana, clérigos e proprietários rurais, sobretudo das regiões do Sudeste e Sul do país. Seus partidários eram contrários à descentralização administrativa, além de adversários do governo Feijó.
D
O grupo liberal exaltado, de tendência mais “radical” dentro do cenário político brasileiro, era composto apenas pelas camadas populares defensoras de reformas profundas no país, sendo um exemplo disso a organização da Revolução Farroupilha. 
E
O grupo restaurador ou caramuru, que defendia a volta de dom Pedro I ao Brasil, era formado por comerciantes portugueses, militares conservadores e altos funcionários públicos favoráveis à centralização monárquica.