Questão
Curso de Formação de Oficiais Auxiliares da Marinha - QOAM-AFN
2018
Curso de Formação de Oficiais Auxiliares da Marinha - QOAM-CPA/CAP
2018
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-fragmento-seguir69c5598580
Leia o fragmento a seguir:

“[...]O subdesenvolvimento não é, como muitos pensam equivocadamente, insuficiência —ou ausência de desenvolvimento. O subdesenvolvimento é um produto ou um subproduto do desenvolvimento, inevitável uma derivação da exploração econômica colonial ou neocolonial, que continua se exercendo sobre diversas regiões do planeta.”

CASTRO,J. apud ANDRADE, M. C. et al. Josué de Castro e o Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2003, p.74.

Sobre a evolução politica e socioeconômica da África e sua inserção no cenário mundial, assinale a afirmativa INCORRETA.
A
A África Setentrional, também conhecida como Magreb, possui predomínio de povos islâmicos e boas reservas de petróleo, gás e fosfatos. Em função de essa região ter mantido vínculos comerciais com a Europa, acabou se transformando em importante exportador de commodities para esse continente.
B
A África é um continente com subsolos ricos em diversos recursos minerais. No entanto, diversos países desse continente, especialmente da chamada África Subsaariana, possuem Índices — de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os menores do mundo, além de grandes desigualdades sociais.
C
A partir da segunda metade do século XIX, especialmente com a chamada Conferência de Berlim, o imperialismo europeu ganhou força na África. Apesar de os poucos países africanos independentes à época terem sido convidados a participarem dessa conferência, tal fato não foi suficiente para mitigarem os efeitos da exploração.
D
A África Ocidental é considerada uma das áreas mais promissoras em exploração de petróleo na atualidade, especialmente na Guiné Equatorial, na Nigéria e na região do Golfo da Guiné. No entanto, nessa região que é marcada pelo deserto do Saara a leste e oceano Atlântico a oeste, é comum ocorrerem conflitos e instabilidade política.
E
A África iniciou o século XXI registrando um dos piores indicadores de desenvolvimento humano do planeta: elevadas taxas de mortalidades infantis. A situação politica e fronteiriça herdada do período colonial dificultou a construção efetiva de estados nacionais territoriais capazes de minimamente atender às necessidades de suas populações.