A Inglaterra, e não a Europa continental, foi o cenário inicial e o grande centro difusor desse amplo processo de transformação que se convencionou chamar de Revolução Industrial. Isto ocorreu por uma série de fatores, dentre os quais pode-se citar :
Questão
Escola Preparatória de Cadetes do Exército - EsPCEx
1997
Inglaterra-na-Europa78b06bf731
A
a produtividade das terras britânicas que permitiu à agricultura, mesmo com trabalho braçal, desenvolver-se e tornar-se auto-suficiente; a estabilidade política da Grã Bretanha, desde 1707.
B
a grande riqueza do subsolo britânico, com minerais de alta qualidade e estrategicamente situados: carvão, ferro, estanho, cobre, ouro, hulha e sal; a metalurgia, já que a fundição do ferro se apresentou como pré-condição para a Revolução Industrial, como atividade paralela à tecelagem e à extração do carvão.
C
uma vasta rede fluvial navegável e bons portos naturais, que favoreceram os transportes e o escoamento da produção de várias regiões; a ação do governo que, com o poder da monarquia absoluta, conseguiu estabilizar a economia inglesa.
D
a localização do território britânico, que permitiu o isolamento da Inglaterra das guerras continentais; os cercamentos dos campos comunais (“enclosures”), que forneceram mão-de-obra abundante e barata para as tarefas industriais
E
o desenvolvimento do setor têxtil que se acelerou com o surgimento da indústria da lã que suplantou em importância a manufatura do algodão; a utilização do aço nos maquinários usados no processo.