Questão
Provão de Bolsas CN
2021
Indigenas-africanos9513d9506e
Indígenas e africanos foram escravizados na América portuguesa. Porém, rapidamente, nos setores mais dinâmicos da economia colonial a mão de obra passou a ser predominantemente de origem africana. Para toda a América portuguesa, pode-se dizer que a escravidão africana prevaleceu em áreas voltadas à economia agroexportadora, como a açucareira nordestina desde o século XVII, e depois também nas áreas centrais voltadas à mineração no século XVIII.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História geral e do Brasil; 2. São Paulo: Scipione, 2013. p. 44.

Considerando a escravização de indígenas e africanos durante o período colonial, considere a alternativa correta:
A
a escravidão indígena foi predominante até o final do século XVI, quando a forte oposição empreendida pelos jesuítas pressionou para que os africanos passassem a ser os únicos escravizados explorados no território colonial.
B
a escravidão africana prevaleceu em áreas voltadas à economia exportadora principalmente porque se tornou um bom negócio para comerciantes portugueses, enquanto a escravidão indígena continuou intensa na região norte até o século XIX.
C
a proibição da escravidão indígena pelo marquês de Pombal, ministro do rei português D. José I, durante a primeira metade do século XVI, foi o principal fator que estimulou a predominância da escravidão africana no território colonial.
D
o desconhecimento dos indígenas diante das técnicas agrícolas, assim como a maior resistência física dos povos africanos, contribuiu para que a escravização dos nativos fosse menos utilizada nos territórios voltados à produção açucareira ou à exploração aurífera.
E
diferentemente dos africanos, já acostumados ao sistema escravista existente em boa parte do seu continente, os indígenas se mostraram indolentes diante do trabalho compulsório, fator determinante para o predomínio da escravidão indígena.