Questão
Simulado CN
2022
Inconfidencia-Mineira1100782a8a2
A Inconfidência Mineira é um exemplo de como acontecimentos históricos de alcance aparentemente limitado podem ter impactado na história de um país. Como fato material, o movimento de rebeldia não chegou a se concretizar, e suas possibilidades de êxito, apesar do envolvimento de militares e contatos com o Rio de Janeiro, eram remotas. Sob esse aspecto, a Revolução de 1817, que a partir de Pernambuco se espraiou por uma grande área do Nordeste, teve maior importância.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 2019. p. 102.

Tendo em vista as considerações feitas pelo fragmento acerca da Inconfidência Mineira e da Revolução de 1817, é correto afirmar que:
A
A Inconfidência Mineira, pelo seu caráter separatista, não foi bem-sucedida ao suscitar a violenta repressão das autoridades coloniais, ao passo que a Revolução de 1817, que não almejou a emancipação, obteve sucesso em suas negociações com a Coroa
B
Enquanto a Inconfidência Mineira buscou a separação da Coroa portuguesa, a Revolução Pernambucana buscou se emancipar da autoridade de D. Pedro I, considerado um governante autoritário após a outorga da primeira Constituição do Brasil.
C
Enquanto a Inconfidência foi um movimento abortado antes mesmo que os rebeldes pudessem recorrer à luta armada, a Revolução Pernambucana foi o único movimento anterior à Independência que logrou êxito na formação de um governo autônomo.
D
Se o caráter elitista da Inconfidência Mineira impediu que a extinção da escravidão fosse considerada, o viés popular das lideranças da Revolução de 1817, desvinculadas do negócio açucareiro, possibilitou que se colocassem em favor do fim da escravidão.
E
Se a Inconfidência Mineira foi um movimento marcado por um contexto de crise da extração aurífera na região de sua eclosão, a Revolução de 1817, por sua vez, foi organizada em um contexto de valorização do valor do açúcar no mercado internacional.