Figuras típicas do Brasil colonial, diretamente responsáveis pelas incursões "do homem branco" pelos confins então desconhecidos do Brasil, os bandeirantes acabaram elevados ao panteão dos heróis —sobretudo dos paulistas —, em um movimento iniciado no $m do século 19 , incorporado ao s discursos da s comemorações d o primeiro centenário da Independência, e m 1922, reforçado na Revolução Constitucionalista de 1932 e consolidado nas celebrações do Quarto Centenário de São Paulo, em 1954 [...]. Na esteira dos movimentos que pedem a retirada de monumentos racistas ao redor do mundo, o Brasil vive, sobretudo nas redes sociais, fenômeno semelhante. E o alvo tupiniquim são os bandeirantes.
VEIGA, Edison. Como os bandeirantes, cujas homenagens hoje são questionadas, foram alçados a 'heróis paulistas'. Disponível em:< https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53116270>. Acesso em: 08 ago. 2020.
O texto sugere um debate sobre a memória dos bandeirantes sustentada por monumentos existentes em diversos locais. A construção de estátuas nos séculos XIX e XX, e a contestação da sua manutenção em espaços públicos, no século XXI, expressam, respectivamente, as seguintes intenções: