A Guerra da Crimeia, que envolveu de um lado o Império Russo e, de outro, uma coligação integrada pelo Reino Unido, a França, o Reino da Sardenha e o Império Otomano trouxe diversas lições para a evolução da tecnologia no setor naval. Nessa esteira, assinale a alternativa que não está de acordo com os acontecimentos do período.
Questão
Instituição - Sistema de Questões
2023
Guerra-Crimeia-que57b72c69cd
A
Em 1855, os ingleses desenvolveram as “baterias flutuantes”, embarcações de fundo chato revestidas de couraça, que poderiam atuar próximas às fortificações.
B
a Guerra representou excelente oportunidade para uma reavaliação dos confrontos, tão frequentes à época, entre navios e fortalezas de terra.
C
Após a batalha não mais se podia duvidar da eficácia da couraça para os navios de guerra e ficava claro que a tecnologia se voltaria para o melhoramento dos canhões e dos projetis usados.
D
As baterias flutuantes foram utilizadas na neutralização do forte russo de Kinbum e resistiram perfeitamente às granadas explosivas e tiros sólidos do forte.
E
Antes dessa guerra, o confronto dos navios contra as fortalezas era francamente favorável às fortalezas, não só devido à fragilidade de navios de madeira sem couraça mesmo em face dos projetis sólidos, mas, também, a pouca eficácia dos canhões navais contra as poderosas defesas das fortalezas.