Embora a prosa pré-modernista valorizasse a linguagem popular, a poesia do mesmo movimento assume-se técnica, até mesmo empregando vocabulário específico de algumas áreas do conhecimento, como as ciências. Nesse caso, a partir dessa característica, é possível classificar como pré-modernistas os versos:
Questão
Sprint EsPCEx
2022
Embora-prosa-pre41954f6b92
A
“Tua boca voraz se farta e ceva /Na carne e espalhas o terror maldito, /O grito humano, o doloroso grito /Que um vento estranho para és limbos leva”.
B
“Sobre um trono de mármore sombrio, /Em templo escuro, há muito abandonado, /Em seu grande silêncio, austero e frio /Um ídolo de gesso está sentado”.
C
“Eu, filho do carbono e do amoníaco, /Monstro de escuridão e rutilância, /Sofro, desde a epigénesis da infância, /A influência má dos signos do zodíaco”.
D
“Imagens que passais pela retina /Dos meus olhos, porque não vos fixais? /Que passais como a água cristalina /Por uma fonte para nunca mais!...”.
E
“Quem volta da região assustadora /De onde eu venho, revendo, inda na mente, /Muitas cenas do drama comovente /De guerra despiedada e aterradora”.