Durante a corrida imperialista, a África teve o seu território partilhado pelas potências coloniais europeias signatárias do Congresso de Berlim de 1885. Hoje, no século XXI, a África tem desempenhado um novo papel na economia mundial. Sobre a inserção econômica do continente africano, analise as afirmativas a seguir.
I- A demanda dos países emergentes, como Brasil, Índia e China, modificou consideravelmente as trocas de matérias-primas, produtos manufaturados e serviços. Entre os resultados do dinamismo econômico estão o aumento do fluxo de negócio para as cidades africanas, a diminuição das lutas internas pelo poder e a melhoria de alguns indicadores sociais, como renda per capita e a queda na taxa de analfabetismo.
II- A China se apresenta como um grande parceiro comercial da África. As transações comerciais entre a China e os países africanos possuem impacto positivo para os envolvidos. Os interesses comerciais chineses no continente africano têm relação com as reservas minerais, energéticas e de matéria-prima. A África do Sul, Angola e Sudão são exemplos de parceiros de negócios com os chineses.
III- A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é um bloco regional que tem como membros países da parte norte e alguns do sul da África. Em 2008, lançou uma área de livre comércio. O país mais importante da SADC é a África do Sul. Esse bloco é o principal acordo comercial do continente e, em termos econômicos, é pequeno quando comparado aos principais blocos do mundo.
IV- O Brasil não considera o continente africano como uma "fonte de matéria-prima", más sim como um parceiro comercial. Além disso, é um colaborador do desenvolvimento africano; um exemplo foi a abertura de uma agência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Gana, para pesquisa de produção de biocombustível.
Assinale a opção correta.