
Disponível em:<https://sbtnews.sbt.com.br/noticia/brasil/quase-metade-das-empresas-do-setor-calcadista-foi-afetada-pelas-enchentes-no-rs>. Acesso em 07/09/24.
“Uma feira de calçados, aberta em São Paulo, mostra o esforço da indústria gaúcha para se recuperar da tragédia da chuva. Quase metade das empresas do setor foram afetadas pelas enchentes, em um prejuízo que ainda não foi calculado. O Rio Grande do Sul é o segundo maior fabricante de calçados do Brasil, perdendo apenas para o Ceará. O estado é responsável por 24% de toda a produção nacional. Só no ano passado, foram fabricados 200 milhões de pares.”
Texto Adaptado. Disponível em:<https://sbtnews.sbt.com.br/noticia/brasil/quase-metade-das-empresas-do-setor-calcadista-foi-afetada-pelas-enchentes-no-rs>. Acesso em 07/09/24
A cidade de Roca Sales, no Rio Grande do Sul, é um município que abriga fábricas de grandes grupos calçadistas e já havia sofrido com uma grande enchente em setembro de 2023. A fim de recuperar uma fábrica de calçados na cidade, um empresário gaúcho resolveu comprar três novas máquinas de produção de calçados. As máquinas adquiridas produzem diariamente uma determinada quantidade de peças de sapatos, tênis e botas femininas, de tal forma que:
a) a razão da produção diária de sapatos para tênis é de
; e

b) a razão da produção diária de tênis para botas femininas é de
.

Sabendo que as três máquinas adquiridas, juntas, produzem 1.840 peças de calçados por dia, a quantidade que cada máquina produz diariamente de sapatos, tênis e botas femininas, respectivamente, é igual a: