Desde o período colonial, os projetos de integração nacional, ocorrido pelo processo de ocupação do país pela interiorização são constantes. Com o objetivo de ocupar os vazios territoriais e promover a exploração dos recursos naturais e a implantação de projetos de atividades econômicas, diversos projetos de interiorização se destacaram, entre eles:
I - A Comissão Rondon, iniciada em 1890 e chefiada pelo marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, tinha como objetivo principal reconhecer e ocupar uma parte ainda desconhecida do território brasileiro, defender as fronteiras nacionais, assim como implantar linhas e postos telegráficos pelo interior do país.
II - A Operação Condor ou Plano Condor foi um sistema de troca de informações e prisioneiros entre as ditaduras de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Esta aliança foi estabelecida formalmente em 25 de novembro de 1975, mas já funcionava desde a década de 60.
III - Lançado em 1968, o Projeto Rondon é um meio para atingir dois fins: diminuir as distâncias e as desigualdades no interior do país e trazer um rumo à juventude, integrando-a à realidade brasileira e contribuindo para um país melhor. Extinto em 1989, foi relançado em 2003 e atualmente o projeto continua existindo.
IV - Durante os preparativos para a Batalha do Riachuelo, coube ao futuro marquês de Tamandaré a tarefa de comandar o poderio bélico-naval brasileiro. De acordo com a estratégia estabelecida, as embarcações do Brasil iriam realizar o bloqueio dos rios Paraguai e Paraná.