Questão
Provão de Bolsas CN
2020
Desde-chegada-Cabral80d66e9201
Desde a chegada de Cabral, o domínio português sobre sua colônia na América foi ameaçado por outros países europeus. Nem mesmo a instauração dos governos-gerais em 1549 e a implantação bem-sucedida do empreendimento açucareiro conseguiram afastar as incursões estrangeiras que, ao  contrário, aumentaram nos séculos XVI e XVII.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História geral e do Brasil; 2. 2ª ed. São Paulo: 2013, p. 85.

Considerando as invasões estrangeiras ocorridas no Brasil durante os séculos XVI e XVII, assinale a alternativa correta.
A
a presença dos franceses na costa da América Portuguesa foi motivada pelos lucros obtidos por traficantes com a exploração do pau-brasil. Para tanto, se aliaram aos indígenas Tupiniquim tanto na baía de Guanabara quanto no Maranhão.
B
a primeira invasão empreendida pela Companhia das Índias Ocidentais, organizada pelos holandeses, se deu para a  extração do pau-brasil. Contudo, diante do aumento do açúcar no mercado europeu, passaram a almejar a conquista do  Nordeste do Brasil. 
C
a fundação da França Antártica se deu na baía de Guanabara, durante o governo de Duarte da Costa, sendo debelada pelo terceiro governador-geral, Mem de Sá. Já a França Equinocial foi organizada no Maranhão, no contexto da chamada União Ibérica.
D
a primeira invasão holandesa ocorreu em Recife, onde permaneceram por pouco mais de um ano, até serem expulsos pela população local. Alguns anos depois, a Companhia das Índias Ocidentais retornou à Pernambuco, conquistando a cidade  de Olinda.
E
enquanto as invasões francesas se limitaram à baía de Guanabara e o Maranhão, os holandeses, conquistaram um território que abarcava todo o litoral da região Nordeste, o que forçou a transferência da sede do governo-geral para o Rio de Janeiro.