Questão
Sprint CN
2023
Desde-1951-Vargas815e7bf2c3
Desde 1951, Vargas trabalhava na criação da Petrobrás, uma empresa estatal que passaria a ter o monopólio da prospecção e refino de petróleo no Brasil. Após intensa campanha, que mobilizou setores da população e da imprensa, a Petrobrás foi finalmente criada por um decreto de 1953. 

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1997. p. 396. 

A criação da Petrobras, em 1953, decorreu de um intenso debate político travado no Congresso Nacional e da imprensa, envolvendo duas grandes correntes políticas:
A
os nacionalistas, defensores do alinhamento irrestrito do Brasil junto ao bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos na Guerra Fria; e os comunistas, favoráveis à limitação da presença de empresas norte-americanas em território nacional e à colaboração econômica e diplomática com países socialistas.
B
os getulistas, que propunham a manutenção do presidente e da ditadura do Estado Novo tendo em vista o crescimento econômico obtido no período; e os antigetulistas, que defenderam o afastamento do presidente e a abertura econômica do país à livre exploração estrangeira.
C
os tenentes, que apoiavam a realização de reformas profundas, incluindo a nacionalização dos bancos estrangeiros e das riquezas minerais; e os liberais, lideranças civis estaduais que defendiam eleições livres, a partir do voto secreto, e a criação de uma nova Constituição que garantisse plenas liberdades civis.
D
o integralismo, corrente fascista que reunia empresários e militares anticomunistas e antiliberais favoráveis ao fortalecimento do Estado; e o aliancismo, segmento que reunia esquerdistas antifascistas e antiliberais favoráveis à reforma agrária e a estatização de empresas estrangeiras.
E
os nacionalistas, que defendiam a limitação do capital internacional na economia em favor da autonomia econômica e do crescimento da indústria nacional; e os liberais, que pretendiam estimular a abertura econômica do país ao capital estrangeiro.