Questão
Academia da Força Aérea - AFA
1998
DIREITA-ou-ESQUERDA-NA50141a9eb77
DIREITA ou ESQUERDA?
(NÃO SE PREOCUPE. NAO SE TRATA DE DISCUSSÃO POLITICA)

Todos sabem que a principal diferença entre os helicópteros e os aviões está nas asas: naqueles, elas são rotativas e nestes, fixas. Mas, dentre todas as diferenças entre os dois tipos de aparelhos mais-pesados-que-o-ar há uma bem interessante; nos aviões, o piloto solo ou comandante ocupa o assento da esquerda e, nos helicópteros, ele ocupa o da direita. Você já parou para pensar no porquê disso?

Vamos analisar os dois casos separadamente. Primeiro os aviões. Geralmente tenta-se justificar que o piloto, nos aviões lado a lado, senta-se à esquerda devido aos circuitos de tráfego nas aproximações, que geralmente são feitos para a esquerda, o que lhes facilitaria a visão da pista para o pouso. Mas, o que surgiu primeiro, o avião, a pista ou o circuito de tráfego? Considerando que o avião foi realmente o primeiro, se o piloto ocupasse o lado direito da cabine, a maioria das aproximações seriam executadas para a direita.

A hipótese que melhor justifica a posição do piloto é, curiosamente, a mesma que explica o tráfego de automóveis pela esquerda em países como a Inglaterra, por exemplo. E tudo começou quando não existiam automóveis e muito menos aviões.

Na Idade Média, os cavaleiros transitavam pelo lado esquerdo das estradas porque mantinham a espada na mão direita. E, no sentido contrário, poderia se aproximar um inimigo. Portanto, a mão esquerda segurava as rédeas e a direita permanecia livre para o caso de luta.

Os primeiros pilotos, principalmente os que lutaram na Primeira Guerra Mundial, eram cavaleiros e, a partir da colocação de assentos lado a lado nos aviões (o primeiro com essa disposição teria sido o Farman Goliath, de 1916), os cavaleiros-pilotos teriam preferido manter-se à esquerda e com a mão direita mais livre que a outra.

Depois disso vieram as pistas com circuitos de trafego e o e inclusive, diferentemente dos automóveis, nos países onde o tráfego é pela direita, as ultrapassagens no ar são feitas por este mesmo lado, não pela esquerda como os carros.

Agora os helicópteros: os primeiros com mais de um lugar seguiram o arranjo interno dos aviões, e o piloto sentava-se à esquerda. Entretanto, logo foi percebido que não rotativas era uma boa ideia, pois e os nem primeiros aparelhos de asas rotativas eram instáveis, e nem sempre o piloto poderia tirar a mão direita do cíclico, principal comando dos helicópteros, para acionar outros instrumentos ou comandos. era preferível salta mão esquerda do comando coletivo, o que oferecia menos problemas ao voo.

Portanto, nos aviões, a mão mais livre do piloto solo ou comandante é a direita, ou a que está do lado interno da cabine, pronta para cuidar da potência, instrumentos, etc. Já no caso dos helicópteros, a mão direita cuidará do comando principal (o cíclico) e a esquerda estará mais livre (igualmente será do lado interno da cabine).

(Solange Galante, In Revista AIR & SPORT BY SKYDIVE)

Segundo o texto, os primeiros aparelhos de asas rotativas possuíam assento do lado esquerdo para o piloto solo ou comandante, entretanto,
A
os pilotos estavam habituados com o assento do lado direito.
B
era preciso soltar a mão esquerda do comando principal para acionar os demais.
C
a melhor posição era o lado esquerdo, pois assim os pilotos ficavam com a mão direita livre.
D
não foi boa ideia, pois os pilotos, muitas vezes, não tinham a mão direita disponível para acionar outros instrumentos.