O Conflito na região da Caxemira desenrola-se desde 1947, quando Índia e Paquistão tornaram-se independentes e passaram a lutar pelos domínios da região.


Sobre esse conflito geopolítico, é correto afirmar:
I - A Caxemira tem vital importância para a soberania em relação aos recursos hídricos, abrangendo a localização das nascentes dos rios Ganges e Indo, os principais rios da Índia e do Paquistão, respectivamente.
II - Desde 1989, a área paquistanesa da Caxemira vem sofrendo atentados terroristas por parte dos militantes muçulmanos indianos, reprimidas pelas políticas de segurança opressivas do exército paquistanês.
III - A maioria da população da Caxemira é hindu e o seu desejo é participar do Índia, após um plebiscito em 2013, a população da Caxemira decidiu por 99% dos votos pertencer a Índia, mas foram impedidos de fazê-lo pela reação violenta do governo paquistanês.
IV - Em 2019, o governo indiano revogou o status especial da Caxemira, removendo a autonomia de sete décadas da região disputada pelo país e pelo Paquistão. A medida, imediatamente rechaçada pelo governo paquistanês, deve aumentar ainda mais as tensões no território de maioria muçulmana.