Questão
Sprint CN-EPCAR
2022
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Com-ascensa-trono-D735e2ba36b
Com a ascensão ao trono de D. Maria I, sucessora de D. José I, Pombal abandonou o poder, depois de 27 anos no comando de um governo despótico, uma reação antipombalina tomou conta de Portugal, conhecida como “Viradeira”.

KOSHIBA, Luiz; PEREIRA, Denise Manzi Frayse. História do Brasil no contexto da história ocidental: ensino médio. São Paulo: Atual, 2003. p. 139. Adaptado.

A respeito das transformações vivenciadas no Império Português no contexto da “Viradeira”, assinale a alternativa CORRETA:
A
o reinado de D. Maria foi marcado pela extinção das companhias de comércio criadas no contexto das reformas pombalinas, o que conferiu maior liberdade comercial para os súditos além-mar.
B
durante a gestão da rainha D. Maria I, o Brasil teve suas atividades manufatureiras restringidas pelo Alvará de 1785, salvo a produção de pano grosso para vestir os escravizados.
C
no contexto de governança da monarca, a atividade açucareira no nordeste da América Portuguesa teve o seu declínio acelerado diante do enfoque da administração na atividade mineradora.
D
a crise da exploração aurífera na região das Minas, decorrente do esgotamento do ouro de aluvião, levou o governo de D. Maria I a abrandar a política tributária que incidia sobre os colonos.
E
diferentemente do período pombalino, o reinado de D. Maria I foi marcado pelo cessar de levantes nos domínios coloniais, em razão da revisão de diversas medidas adotadas anteriormente.