( ) Manteve-se um dos principais elementos que marcavam a relação da América com Portugal: o exclusivo metropolitano. Isso é, apenas portugueses podiam fazer comércio com a colônia e apenas eles tinham permissão de desembarcar em seus portos.
( ) Em relação ao comércio, foram os ingleses os mais beneficiados, por sua dianteira industrial e sua aliança política com os portugueses. Os manufaturados ingleses eram os principais produtos que adentravam os portos da América lusitana.
( ) A abertura dos portos, contudo, não tinha apenas um aspecto econômico. Ela abria a América para o mundo. A partir de então, a região recebeu viajantes de várias nacionalidades, que contribuiram para ampliar o conhecimento que se tinha sobre a América.
( ) A instalação da Corte no Rio de Janeiro teve também como resultado investimentos em estradas que ligavam a cidade às diferentes partes da América portuguesa. Além disso, foram transferidas para a região instâncias importantes, responsáveis pelas decisões administrativas e políticas.
( ) Apesar de sede da capital do império, a América Portuguesa permanecia, na prática, colônia. Nem mesmo a mudança do estatuto do Brasil, ao ser transformado em Reino Unido a Portugal e Algarves, fez com que adquirisse oficialmente a mesma condição política que Portugal.