Questão
Curso de Formação de Oficiais Auxiliares da Marinha - QOAM-AFN
2005
Curso de Formação de Oficiais Auxiliares da Marinha - QOAM-CPA/CAP
2005
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Christopher-HilI-assim72ad8dd91e
Christopher HilI assim descreve o desfecho da REVOLUÇÃO PURITANA: "depois de um julgamento sumário, o rei foi executado em 30 de janeiro de 1649, como 'inimigo público do bom povo desta nação'. A monarquia foi declarada 'desnecessária, opressiva e perigosa para a liberdade, segurança e interesse público do povo' e foi abolida."


(A Revolução Inglesa de 1640, Lisboa, Presença, 1977. p.96-7)


No que se refere à História Naval Inglesa, a Revolução Puritana está relacionada à

A
ascensão de Jaime II que, entre outros aspectos, criou o sistema de limites de cotas no transporte de artigos ingleses por navios de outras nações, sobretudo a Espanha, estimulando, com isso, a produção naval na Inglaterra.
B
tomada do poder por Carlos I que procurou desenvolver leis protecionistas as quais limitassem a entrada de navios estrangeiros na Inglaterra, estimulando, com isso, a indústria naval inglesa, que passou a concorrer com a poderosa frota espanhola.
C
ascensão de Oliver Cromwell o qual decretou os Atos de Navegação, que eram leis que protegiam os comerciantes ingleses e estimulavam a construção naval, possibilitando enfrentar a poderosa concorrência holandesa e sair vitoriosa sobre ela.
D
tomada do poder por Guilherme de Orange que procurou criar Atos de Navegação que estimulassem o desenvolvimento da indústria naval, atendendo, com isso, os interesses da burguesia que buscava fugir do monopólio holandês sobre os mares.
E
ascensão de Carlos II o qual, através de leis protecionistas, como os Atos de Navegação de 1651, procurou proteger os interesses da burguesia e desenvolver a indústria naval inglesa, passando a concorrer com a poderosa frota espanhola.