No Brasil regencial, observa-se a presença de tendências políticas distintas, grupos formados por indivíduos de posses, preocupados em garantir os seus interesses, mas que divergiam quanto à forma de governar o país durante a menoridade de D. Pedro. Sobre essas vertentes, é correto afirmar que:
Questão
Simulado CN
2023
Brasil-regencial45f4af86e3
A
um desses agrupamentos políticos ficou conhecido como restaurador ou caramuru, por defender a volta de D. Pedro I ao governo e contar com o jornal O Caramuru para a propagação de suas ideias. O grupo era formado principalmente por comerciantes portugueses.
B
os liberais exaltados apresentaram uma tendência mais radical no cenário político brasileiro, ao defenderem o fim da escravidão e um governo centralizado no Rio de Janeiro. Participavam dessa corrente alguns proprietários rurais, membros das camadas médias urbanas e do exército.
C
durante a regência de Feijó, parte das elites brasileiras constituiu o grupo dos progressistas, defensores de uma maior centralização do governo para enfrentar e acabar com as rebeliões provinciais. Eram liderados pelos grandes proprietários rurais, comerciantes, magistrados e burocratas.
D
a regência una de Araújo Lima representou a consolidação dos regressistas no poder, sendo marcado pela garantia da autonomia provincial das assembleias instituídas pelo Ato Adicional de 1834. O grupo era constituído pela classe média urbana, clérigos e alguns proprietários rurais da região Sudeste.
E
os liberais moderados, também conhecidos como jurujubas, mostraram-se favoráveis ao fim da monarquia e à instituição de uma República federalista. O grupo era constituído pela aristocracia rural envolvida no governo regencial e reunida na Sociedade Defensora da Liberdade e da Independência.