O Brasil está entre os dez maiores consumidores mundial de energia elétrica. Nos últimos 10 anos, o consumo no país aumentou quase 38%, acima da média mundial, que foi de apenas 30% no período. Para suprir a demanda de produção de energia e mitigar os impactos ambientais, o Brasil vem diversificando suas fontes de produção de energia elétrica.
Sobre a matriz de produção de energia elétrica no Brasil, é correto afirmar:
I - As hidrelétricas representam cerca de 60% do total do que é consumido no país. Essas usinas geram eletricidade pelo movimento da água de rios, seja por desníveis naturais ou por outros criados artificialmente.
II - A energia eólica é considerada 100% limpa e renovável. Hoje, ela representa cerca de 70% da energia gerada no Brasil. Essa produção de energia acontece a partir de parques eólicos, que são construídos para aproveitar o potencial do vento e transformá-lo em energia elétrica.
III - A energia gerada a partir de usinas nucleares corresponde a cerca de 1% da matriz energética nacional. Essas usinas utilizam elementos radioativos, principalmente o urânio, para gerar energia.
IV - As usinas termelétricas são responsáveis por cerca de 27% da energia elétrica gerada no país. Elas operam por meio do aquecimento de água com combustíveis fósseis renováveis, como carvão, gás natural ou derivados de petróleo.