O Brasil é um dos países mais biodiversos do mundo, formado por um amplo conjunto de ecossistemas, que abrigam verdadeiras “maravilhas naturais”. Esses biomas têm em comum as crescentes ameaças que provocam sua degradação, colocam em risco a sobrevivência das espécies e aceleram o processo de mudanças climáticas.
Sobre os principais problemas ambientais nos domínios florestais brasileiros, é correto afirmar.
I - A Mata das Araucárias vem sofrendo com problemas ambientais, especialmente com o desmatamento, tanto para a exploração de espécies vegetais, como para a construção de linhas de transmissão de energia, que para serem construídas são derrubadas milhares de araucárias.
II - Nos Pampas, a agropecuária tem bastante força, o que vem provocando problemas ambientais, como a erosão do solo, além do aumento da área de cultivo de soja e arroz e do uso de dessecantes para introdução de forrageiras hibernais sobre o campo natural.
III - Um dos maiores problemas ambientais do Pantanal está relacionado a ocupação irregular pela urbanização nas áreas de corixos (pequenos córregos que conectam as áreas alagadas aos rios), ocasionando inundações e muitos acidentes com a população devido aos constantes ataques de jacarés.
IV - Nos ecossistemas costeiros como os manguezais e restingas, os constantes incêndios florestais tem provocado a extinção de inúmeras espécies marinhas, que perderam seu habitat natural de reprodução pelas queimadas provocadas pela prática da agricultura das caiçaras.