O BRICS é o agrupamento formado por cinco grandes países emergentes - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - que, juntos, representam cerca de 42% da população, 23% do PIB, 30% do território e 18% do comércio mundial.
Sobre o BRICS é correto afirmar:
I – É um Mercado Comum entre os países membros, em que todos adotam uma mesma tarifa, aplicável ao comércio exterior entre eles. Nesse mercado comum, incentiva-se o livre comércio de bens e serviços, além da livre circulação de pessoas e capital entre as fronteiras.
II - O Novo Banco de Desenvolvimento, popularmente conhecido como "Banco do BRICS", foi criado em julho de 2014 e sua sede fica em Xangai, China. Com um capital inicial de 100 bilhões de dólares, o objetivo da instituição é ser um banco de resgate e investimento para os países do bloco.
III – Com o ingresso de México e Argentina em 2022, o BRICS passará a ser denominado de BRICSMA e a partir de 2025 o grupo se tornará União Econômica e Monetária com um único banco central para emitir a moeda que será utilizada por todos.
IV - Diferentemente de blocos econômicos como a União Europeia e o Mercosul, o BRICS não possui um estatuto formal de regras ou uma carta de princípios. Não possui um secretariado fixo e nem tem fundo próprio para financiar qualquer uma das suas atividades.