Questão
Simulado CN
2023
Analise-mapas-GIRARDI33a0731948
Analise os mapas abaixo. 


 
GIRARDI, E. P. Atlas da Questão Agrária Brasileira. Presidente Prudente: Unesp/NERA, 2008. Disponível em: <www.atlasbrasilagrario.com.br>.

Com base na distribuição espacial das mortes de camponeses, nos períodos apresentados, é possível inferir que: 
A
novas dinâmicas de uso e apropriação da terra oferecem maiores vulnerabilidades aos camponeses, como no caso das áreas de expansão da fronteira agrícola.
B
o maior distanciamento de grandes centros urbanos dificulta a fiscalização; logo, os camponeses mortos estão em áreas onde há apenas a agricultura familiar, ou seja, menor urbanização.
C
seguindo a lógica de colonização e interiorização histórica do território brasileiro, as áreas com maior concentração de quilombolas concentram heranças de resistência, logo são as mais seguras.
D
os conflitos concentram-se na porção setentrional do país, com destaque para a Amazônia. Entretanto, o Mato Grosso tem poucas mortes, em razão da distribuição isonômica da terra.
E
as faixas de fronteira na porção setentrional não apresentam nenhum conflito por terra, apesar do intenso uso do solo por parte da sojicultura, reforçando a importância da presença do Estado.