Alan Turing foi um matemático inglês que viveu entre as décadas de 1910 e 1950. Ele é considerado o pai da computação, sendo um dos primeiros a pensar na possibilidade de uma máquina se tornar inteligente.
Sua trajetória de sucesso começou durante a II Guerra Mundial, quando trabalhou para a inteligência britânica num centro especializado em quebra de códigos. O matemático desenvolveu um sistema para traduzir os textos secretos dos alemães, gerados por máquinas de criptografia chamadas de “Enigma”. Este sistema traduzia comunicações codificadas pela Enigma, transformando-as em uma mensagem verdadeira e compreensível.
Adaptado de: www.invivo.fiocruz.br
Para comemorar o centenário do grande matemático Alan Turing, uma escola propôs um desafio para seus alunos: desvendar a senha de 8 dígitos para acessar um computador. A senha teria que ser formada por algarismos distintos, escolhidos dentre os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. A turma que primeiro descobrisse a senha iria ganhar uma excursão para conhecer a Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas – MG.
Foram fornecidas as seguintes dicas:
- o algarismo das unidades é primo;
- o algarismo das dezenas de milhão não é primo;
- o algarismo das dezenas simples é o resultado de 8 – 4 x 2;
- o algarismo das centenas simples é primo e par;
- o algarismo das unidades de milhão é múltiplo de 3;
- o algarismo das dezenas de milhar é um número ímpar, igual ao triplo de um número primo;
- o algarismo das centenas de milhar é divisível por 2 e por 3;
- o algarismo das unidades de milhar é divisor de 21.
Das cinco possibilidades de senha listadas abaixo, a que obedece a todas as informações dadas é: