Questão
Sprint CN
2023
8-marc-1808-corte8598ac59a6
Em 8 de março de 1808, a corte joanina portuguesa instalou-se no Rio de Janeiro, onde D. João organizou a estrutura administrativa da monarquia portuguesa. Segundo alguns historiadores, as medidas econômicas, culturais e administrativas adotadas pelo governo de D. João contribuíram para o processo de emancipação política do Brasil.

COTRIM, Gilberto. História global. São Paulo: Saraiva, 2016. p. 429. Adaptado.

Entre as medidas econômicas e administrativas promovidas pelo governo joanino e que contribuíram para o processo de emancipação política do Brasil, podem ser destacados os seguintes pontos:
A
a introdução de liberdade econômica, a partir da decretação de abertura dos portos às nações amigas, em 1808, e a obtenção de autonomia administrativa, decorrente da elevação do Brasil à condição de Reino Unido, Portugal e Algarve, em 1815.
B
a anexação da Cisplatina ao território nacional, mantida até o final do Segundo Reinado, e o enfrentamento da chamada Confederação do Equador, movimento ocorrido na região Nordeste e que desafiou a autoridade da Corte lusa.
C
a eclosão da Revolução Liberal do Porto, que defendeu a igualdade jurídica entre Portugal e os demais territórios do Reino, e a realização de reformas urbanas na cidade do Rio de Janeiro, em decorrência de sua transformação em sede da Corte.
D
a obtenção da posse efetiva da Guiana Francesa, em decorrência de acordos estabelecidos com a França, e a concessão de vantagens alfandegárias aos produtos britânicos pelos chamados Tratados de Amizade, Aliança, Comércio e Navegação.
E
o estímulo a mudanças culturais na Corte, a partir da chegada da Missão Artística Francesa, e o esforço da Coroa em promover a emancipação política do território brasileiro, a partir da abertura dos portos às nações amigas e da sua elevação à condição de Reino Unido.