Para muitos historiadores, o período colonial brasileiro é compreendido entre o ano de 1530, quando a ocupação do território foi iniciada pela expedição de Martim Afonso de Souza, e o início do século XIX, momento em que a transferência da Corte joanina trouxe mudanças à condição do território brasileiro. A respeito da estrutura econômica vigente no período, considere a alternativa correta.
Questão
Simulado CN
2024
41194b26077f5ccdcc3ac40a
A
A economia brasileira era caracterizada pelo predomínio de pequenas propriedades agrícolas autossuficientes, nas quais seus integrantes produziam alimentos e bens de primeira necessidade. E, embora subordinada às leis portuguesas, a população colonial desfrutava de grande autonomia local.
B
Os primeiros anos do período foram marcados pelo predomínio da exploração do pau-brasil, atividade de caráter predatório que conferiu lucros exorbitantes a Portugal diante do estabelecimento das primeiras relações econômicas entre portugueses e indígenas, fundamentadas no escambo.
C
O território brasileiro, rico em metais preciosos e gêneros tropicais de alto valor no mercado europeu, foi enquadrado ao chamado pacto colonial, o que garantiu aos portugueses a exclusividade comercial nas relações econômicas e inviabilizou o desenvolvimento de uma produção colonial voltada ao mercado interno.
D
A mineração foi a principal atividade econômica do Brasil colonial durante os séculos XVI e XVII, sendo ultrapassada no século XVIII pela cafeicultura. A grande maioria dos lucros ia para a Coroa portuguesa, que cobrava altos impostos sobre a exploração dos produtos coloniais.
E
A economia colonial era integrada ao processo mundial de expansão do capitalismo mercantil. Baseada no monopólio comercial de Portugal sobre o território brasileiro, a produção se manteve centrada na grande propriedade monocultora, o latifúndio, e na utilização de mão-de-obra escrava.