32. (Estratégia Militares 2022 – Inédita – População – Prof. Saulo)
A Europa enfrenta sua maior crise migratória desde a Segunda Guerra, com a chegada de milhares de imigrantes refugiados, que buscam melhores condições de vida no velho continente.
Sobre o fluxo migratório na Europa, é correto afirmar:
I- A origem da maior parte dos refugiados é de países da África ou do Oriente Médio. Eles fogem por conta de conflitos internos, guerras, perseguições políticas, ações de grupos terroristas e violação dos direitos humanos.
II- O Espaço Schengen, acordo que estabeleceu uma área criada por convenção entre países europeus, em que não há controles fronteiriços e ocorre a livre circulação de pessoas, facilitou o ingresso de imigrantes refugiados aos países da União Europeia.
III- Os países que mais servem como porta de entrada de refugiados na Europa são Grécia e Itália, ambos recebendo essas pessoas pelo Mar Egeu e Mediterrâneo, respectivamente. Para fazer essa travessia, os refugiados colocam -se em alto risco, o que evidencia seu desespero em sair de seus países.
IV- Recentemente, foi estabelecida uma nova rota terrestre para a entrada de imigrantes refugiados. A Polônia, país fronteiriço com Belarus e de oposição ao governo desse país, cancelou a exigência de vistos para a entrada de estrangeiros em seu território, atraindo milhares de imigrantes para as fronteiras entre os dois países, dada a privilegiada posição geográfica de Belarus em relação aos principais países europeus, facilitando o acesso dos refugiados.