Questão
Provão de Bolsas EsPCEx/CFO-CBMERJ
2022
2022-Federaca120e65ec8f9
Em 2022, a Federação Internacional de Futebol (FIFA), realizará mais uma edição da Copa do Mundo em Doha, no Catar. Geralmente este evento ocorre no meio do ano (entre os meses de junho e julho). Contudo, esta edição terá datas diferentes por se passar no país árabe em questão, sendo realizada no final do ano, em novembro. Uma das razões para que ocorra tal mudança no protocolo estão as condições climáticas, haja vista que o clima desértico que o país possui é prejudicial para a realização das partidas de futebol – no verão catarense as temperaturas podem chegar a 50º C.

Sobre o Catar e suas condições climáticas e a realização da Copa do Mundo naquele país, é possível afirmar que:
A
O Catar é um país cercado pelo mar do Golfo Pérsico árabe. Na data tradicional de realização do evento da Copa do Mundo (junho e julho) o país está no verão e apresenta temperaturas altas.
B
O Catar é um país árabe e no meio do ano, período em que a Copa do Mundo é realizada, o inverno está em andamento e por ser muito rigoroso, fica inviável qualquer prática esportiva.
C
O Catar tem o petróleo e o gás como principais recursos de sua economia, e, sendo assim, por vontade desses agentes econômicos, o país apresenta baixa presença de “espaços verdes”, o que acarreta o aumento da temperatura.
D
O Catar é um país asiático e apresenta formação geomorfológica com característica principal, as dunas de areia. Dessa forma, as temperaturas no país oscilam entre os extremos (muito quente e muito frio) e sendo verão no período de junho a julho, mudou-se a data da Copa do Mundo de 2022.
E
O Catar é uma ilha árabe, com clima desértico. Conhecida por seus altos investimentos em infraestruturas urbanas, o país recebe a Copa do Mundo 2022 só em novembro, almejando impulsionar o comércio com turistas perto do Natal.