Questão
Simulado CN
2023
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
1975-foi-criado11020dd084a
Em 1975 foi criado o Proálcool, sendo oferecidos vários incentivos fiscais e empréstimos bancários com juros abaixo da taxa de mercado para os produtores de cana-de-açúcar e para as indústrias automobilísticas que desenvolvessem carros movidos a álcool. Na primeira década do Proálcool, os resultados foram positivos, visto que os consumidores priorizavam os automóveis movidos a álcool e, em 1983, as vendas desses veículos dominaram o mercado brasileiro. Em 1991, aproximadamente 60% dos carros do país (cerca de 6 milhões) eram movidos por essa fonte energética.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Proálcool"; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/proalcool.htm>. Acesso em: 26 jan. 2022.

Considerando o período histórico descrito no texto, assinale a opção correta.
A
O Programa Nacional do Álcool foi uma iniciativa que buscou a intensificação do uso de álcool combustível, como um substituto à gasolina. Essa atitude tomada pelo governo Médici teve como fator determinante a crise mundial do petróleo, durante a década de 1970.
B
O Proálcool foi criado com o objetivo de desenvolver motores a álcool para veículos automobilísticos. Essa política, implementada por Costa e Silva, fazia parte da busca de matrizes de energia alternativas ao petróleo, que também foi acompanhada por investimentos na produção de energia nuclear no período.
C
O Proálcool integra as iniciativas econômicas adotadas pelo governo militar nos anos 1970, tendo à frente o ministro da Fazenda, Delfim Netto. O período foi marcado por forte combate à inflação e pelo crescimento do PIB nacional, o que o fez com que ficasse conhecido como "milagre econômico".
D
O Proálcool foi uma medida do governo militar para promover a substituição dos carros movidos por petróleo pelos movidos à álcool. Tratava-se de uma resposta à crise econômica mundial, implementada juntamente com um robusto programa de privatizações que visava diminuir o Estado brasileiro.  
E
Criado pelo governo Geisel, o Proálcool incentivou a produção de álcool no Brasil, com o intuito de que pudesse ser utilizado, em larga escala, como combustível veicular. Foi desenvolvido para evitar o aumento da dependência externa de divisas quando dos choques de preço de petróleo.