Zagallo: homenagem ao tetracampeão mundial e ex-integrante do Exército Brasileiro

Por Estratégia Militares

Zagallo nasceu em 9 de agosto de 1931, em Atalaia, em Alagoas. Ele foi jogador de futebol, treinador e integrante da comissão técnica da Seleção Brasileira de Futebol.

Zagallo detém, até hoje, o recorde de títulos das Copas do Mundo FIFA. Ele foi vitorioso como ponta esquerda da seleção na campanha de 1958 e de 1962. Além disso, Zagallo sagrou-se campeão da competição como treinador em 1970 e como coordenador técnico em 1994.

9° melhor treinador da história

Por contribuições tão expressivas ao futebol mundial, Zagallo recebeu a Ordem de Mérito da FIFA, em 1992, a mais alta honraria da instituição. Além disso, em 2013, foi eleito o 9º melhor treinador de futebol de todos os tempos, segundo a revista Soccer Magazine.

Além da grande figura pública e exemplo de desportista que Zagallo foi, sua história também tem ligação com uma das Forças Armadas Brasileiras. Em sua juventude, ele foi soldado no 1º Batalhão de Polícia do Exército (1º BPE).

Em 1950, ele servia ao Exército e esteve presente na final da Copa do Mundo no Maracanã. Na época, Zagallo fazia parte da equipe da Polícia do Exército que estava presente no estádio.

Obrigado, Velho Lobo!

Zagallo morreu devido a falência múltipla dos órgãos, no dia 05 de janeiro. No entanto, nunca será esquecido por todos aqueles que amam futebol.

Saiba mais sobre Mário Jorge Lobo Zagallo no Portal Estratégia Militares!

Web Stories: Pedro Alcantara Textos: Vanesca Soares Imagens:  Gabriel Bouys / AFP - 1° Batalhão de Polícia do Exército - GettyImages - Lucas Figueiredo/CBF