Você sabe o que os militares comem em missão?

Por Estratégia Militares

Já teve curiosidade sobre o que os militares comem em missão? Conheça as “rações operacionais” que as nossas Forças Armadas dão aos militares em campo!

Quem já assistiu aqueles filmes de guerra deve lembrar-se da comida dos soldados. A boa notícia é que as rações operacionais de hoje não são mais os enlatados duvidosos de antigamente!!

Comida de guerra

É a comida que os militares recebem quando estão em campo. Hoje, elas são compostas principalmente de alimentos desidratados, liofilizados ou termoprocessados.

O que são rações operacionais?

São os principais componentes da ração operacional. Eles vêm em pacotes que parecem sachês grandes. 

Alimentos termoprocessados

A comida é colocada semipronta dentro dessas embalagens especiais e cozida dentro das autoclaves, que esterilizam os pacotes ao mesmo tempo.

As rações operacionais variam de tamanho e conteúdo, de acordo com os tipos: 24h, 12h e 6h. Há vários cardápios para cada tipo de ração e eles variam de acordo com a Força Armada. São 10 opções para o Exército, 5 para a Marinha e 6 para a Aeronáutica.

Como são as rações?

Também chamada de ração operacional de combate. A ideia é que ela dure por 24 horas, com quatro refeições, sendo elas café, almoço, jantar e ceia.

Ração 24h

Chamada de ração de emergência, voltada para quem está em missão por 12 horas. É composta por duas refeições, café e almoço ou jantar e ceia.

Ração 12h

Tem o nome de ração de adestramento. Tem só uma refeição, almoço ou jantar.

Ração 6h

O militar só precisa esquentar a embalagem na água quente e abrir o sachê para consumir a comida.  Dentro do próprio pacote da ração operacional há um mini-fogareiro e álcool para acendê-lo. Como panela improvisada, os militares devem usar o seu caneco de ferro!

Como comer?

As rações operacionais são produzidas por empresas terceirizadas e a principal fornecedora das Forças Armadas é a Cellier, em Campinas (SP).  Ela foi pioneira ao desenvolver a linha de rações termoprocessadas para o mundo militar.

Quem produz as rações?

Além disso, a Comissão de Estudos de Alimentação para as Forças Armadas (CEAFA) do Ministério da Defesa trabalha junto com institutos de pesquisas e empresas privadas para desenvolver e melhorar as rações operacionais.

Quer saber mais sobre o que comem os militares? Visite o Portal Estratégia Militares!

Receba todas as notícias sobre os Concursos Militares! Assine a newsletter clicando no botão abaixo! 

Estude com o Estratégia Militares! Clique no botão abaixo e conheça nossos cursos para Concursos Militares! 

Web Stories: Raquel Oshio Textos: Raquel Kie Oshio Imagens:  Unsplash, Pexels., Exército Brasileiro., FAB.