Você conhece o Tiro de Guerra?

Por Estratégia Militares

É uma pequena unidade militar nascida da parceria entre o Exército Brasileiro e o Poder Executivo Municipal. Ele forma atiradores e serve como substituto do Serviço Militar Obrigatório.

O que é Tiro de Guerra (TG)?

Quando surgiu?

O Tiro de Guerra surgiu em 1905 e foi muito defendido pelo poeta brasileiro Olavo Bilac, que chegou a ser consagrado Patrono do Serviço Militar.

Como funciona o Tiro de Guerra?

O Tiro de Guerra é responsável pela formação dos atiradores (soldados) e de cabos para o Exército Brasileiro, na 2a categoria, ou seja, de reservistas.

O TG oferece diversas instruções militares e dá aos seus integrantes a preparação básica de reservistas.

Como é o treinamento?

Os treinamentos são menos intensos do que os que ocorrem no período básico militar convencional.

Por isso, ao invés de 3 meses, a instrução básica leva por volta de 1 ano no TG. A carga horária é de 2 horas por dia – das 6h às 8h da manhã.

Por um período de 6 a 10 meses, o Atirador participa de atividades das Forças Armadas como: treinamento físico militar, marchas, acampamentos, instruções de armamento e tiro, camuflagem, primeiros socorros, prevenção e combate à incêndio, entre outras.

O candidato deve morar em um local que tenha um TG. As condições são as mesmas do alistamento militar, ou seja, é preciso ter 18 anos.  O alistamento é feito pela internet ou diretamente na Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência.

Como entrar no Tiro de Guerra?

Unidades de formação

Existem cerca de 230 unidades espalhadas pelo Brasil. Cada uma recebe uns 150 integrantes por ano. Um dos mais famosos é o Tiro de Guerra 01ㅡ010 de Nova Friburgo (RJ), que teve militares enviados com a FEB para a 2a Guerra Mundial.

É obrigatório? 

O alistamento no Tiro de Guerra não é obrigatório, mas pode ser uma alternativa ao Serviço Militar Obrigatório.

Por ter uma carga de apenas 2 horas e não funcionar em regime de internato, os atiradores não recebem soldo!

Tem remuneração?

Pessoas formadas pelo Tiro de Guerra podem atuar nos casos de calamidade pública, catástrofes, Garantia da Lei e da Ordem, Controle de Distúrbios Civis, além de diversas outras atividades que zelam pelo bem estar social.

O que fazem os formados?

Saiba mais sobre o Tiro de Guerra no Portal Estratégia Militares e assine nossa Newsletter!

Web Stories: Raquel Oshio Textos: Jared Pereira Imagens:  Domínio Público, Flickr, Exército do Brasil, Unsplash e Pexels.