Aos 18 anos, com a mudança da família para a cidade de Curitiba (PR), o jovem iniciou uma jornada que o consagraria como um dos militares mais importantes da história brasileira.Ele ingressou como praça no 15° Batalhão de Caçadores, no qual se tornou infante.
Como Max Wolff Filho começou sua trajetória militar?
A primeira grande atuação de Max Wolff como militar foi no episódio que ficou conhecido como Revolução de 1930, responsável por levar Getúlio Dorneles Vargas à presidência.
A Revolução de 1930
Pouco antes do fim do mandato de Washington Luís, as forças revolucionárias de várias partes do Brasil promoveram a sua deposição. Entre essas tropas, estavam as paranaenses comandadas pelo General da reserva Mário Tourinho, da qual Max Wolff fazia parte.
A Revolução de 1930
No ano seguinte, Max Wolff foi promovido a Cabo e se transferiu para a 1° Companhia do 3° Regimento de Infantaria, localizado na cidade do Rio de Janeiro.
A Revolução Constitucionalista de 1932
Na época, revoltados, os paulistas montaram um verdadeiro exército, que contou com mais de 60 mil combatentes. Eles tomaram o controle de todas as estações ferroviárias da capital e das linhas telefônicas. O setor industrial concentrou toda sua produção em armamentos para municiar suas tropas.
A Revolução Constitucionalista de 1932
As tropas de Max Wolff iniciaram muito bem o seu trabalho, forçando os paulistas a recuar. No entanto, após algumas semanas de batalha, ao chegar à cidade de Lorena, Max Wolff foi gravemente ferido por um tiro de fuzil, que transpassou seu ombro.
A Revolução Constitucionalista de 1932
Pouco depois, os paulistas assinaram sua rendição e, felizmente, Max Wolff conseguiu se recuperar. Por toda sua coragem e garra demonstrada no campo de batalha, ele foi promovido a Terceiro Sargento aos 21 anos.
A Revolução Constitucionalista de 1932
Em 1934, o Capitão Euclides Zenóbio da Costa foi escolhido como responsável para criar e comandar a Polícia Municipal do Distrito Federal. No processo de criação, ele escolheu militares de sua extrema confiança para compor seu efetivo
O seu ingresso na Polícia Municipal do Distrito Federal
Entre eles, estava Max Wolff, que ingressou na polícia como chefe de viatura, desempenhando ainda a função de instrutor físico e de defesa pessoal.Na polícia, Wolff participou da contenção da Intentona Comunista, em 1935, e da Ação Integralista Brasileira, no ano de 1938.
O seu ingresso na Polícia Municipal do Distrito Federal
Max Wolff, já promovido a Segundo Sargento, recebeu a nobre missão de, no dia 12 de abril de 1945, comandar um pelotão formado por 19 homens em uma missão de reconhecimento na região de Montese.Na tarde desse dia, enquanto caminhava pela região, Wolff foi surpreendido com duas rajadas de metralhadora que o levaram a óbito imediatamente.
A morte de Max Wolff na FEB
Atualmente, a fim de manter vivo o seu nome, duas organizações militares do Exército contam com a denominação histórica “Sargento Max Wolff Filho”. São elas:– Escola de Sargentos das Armas (ESA), localizada em Três Corações (MG); e– 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB), em Curitiba (PR). Local onde Wolff serviu.
A morte de Max Wolff na FEB
Se você ama a pátria brasileira como o eterno Sargento Max Wolff e sonha em vestir a gloriosa farda verde oliva, conte com o Estratégia Militares na sua jornada rumo a tão sonhada aprovação nos concursos do Exército Brasileiro.