SEF: Sargento especialista em enfermagem

Por Estratégia Militares

O sargento especialista em enfermagem (SEF) é o profissional da Força Aérea habilitado em prestar serviços ligados à saúde e aos serviços de enfermagem para a sociedade e em operações de ajuda humanitária.

O que é SEF na Aeronáutica?

Auxiliar de enfermagem

Na função de auxiliar de enfermagem, o militar terá a função de dar suporte ao oficial enfermeiro na programação, orientação e supervisão das atividades hospitalares. Junto a isso, auxilia na prestação de cuidados de higiene e de conforto aos pacientes, principalmente àqueles em estado grave.

Auxiliar de laboratório

O especialista em enfermagem será habilitado em manipular microscópios, espectrofotômetros, e outros equipamentos específicos e necessários da área laboratorial. O militar também poderá executar, sob a supervisão de um oficial farmacêutico, procedimentos de análises clínicas. 

Auxiliar de radiologia

Como auxiliar de radiologia, será responsável pela realização de exames de radiografias e abreugrafias, que revelam e ampliam filmes radiológicos. O militar também é habilitado, sob supervisão de um oficial médico, a realizar tratamentos com aparelhos emissores de raios-x.

Quais áreas o SEF pode trabalhar na FAB?

Na EEAR, o aluno irá rever todas as disciplinas estudadas em seu curso técnico, porém aplicadas à realidade da FAB. Nas unidades de saúde, ele poderá atuar em diversas subespecialidades, como: – Auxiliar de enfermagem; – Auxiliar de laboratório; e – Auxiliar de radiologia.

O que o aluno  estuda na EEAR?

O aluno irá estudar anatomia e fisiologia humanas, além da introdução à enfermagem, microbiologia, parasitologia, farmacologia, nutrição, relações humanas, dentre outras matérias específicas da área da saúde e da área militar. O período de formação é de um ano, e deve ser cumprido em regime de internato durante os dias úteis da semana.

Onde o SEF pode servir depois de formado?

Após formado, o sargento especialista em Enfermagem pode trabalhar em qualquer uma das unidades de saúde da FAB, espalhadas em diversos estados do Brasil. Uma especificidade do SEF é a possibilidade de servir em lugares paradisíacos, como a ilha de Fernando de Noronha, nos hospitais ou nos esquadrões e seções de saúde.

Como ser SEF na FAB?

Existem duas formas de ingresso como Enfermeiro na FAB. Se o seu interesse for seguir carreira na FAB, você deve participar do processo seletivo para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS)

Como ser SEF na FAB?

Caso deseje servir como militar temporário – com o tempo de serviço limitado a oito anos -, você pode se inscrever no processo seletivo de militares temporários da FAB. Ao participar dessa modalidade, o candidato deve enviar seu currículo para ser analisado pela comissão de convocação da FAB.

Junto ao soldo são pagos diversos valores adicionais pela função desempenhada. No entanto, existem alguns descontos referentes aos serviços hospitalares, pensão militar, entre outros. Atualmente, o soldo-base varia de R$ 3.825,00 a R$ 6.169,00, para os graduados.

Quanto ganha um sargento técnico de enfermagem na FAB?

Leia o post completo sobre o Sargento especialista em enfermagem clicando no botão abaixo!

Web Stories: Pedro Alcantara. Textos: Vinícius Brigolini Imagens:  FAB