Conheça as revoltas que aconteceram no Brasil Colônia!
Por Estratégia Militares
Você conhece as revoltas que aconteceram no Brasil Colônia? As revoltas contra a administração portuguesa no Brasil são chamadas de nativistas, já as com ideias separatistas são chamadas de emancipacionistas.
Indígenas, africanos e senhores de engenho se uniram para expulsar os holandeses que tinham invadido e se instalado em Pernambuco.
Insurreição Pernambucana (1645-1654)
Senhores de engenho, liderados pelos irmãos Beckman, depuseram o governador do Maranhão e criaram um governo provisório.
Revolta de Beckman (1684)
Eles estavam insatisfeitos com a crise no comércio de açúcar e a proibição de escravos indígenas
Guerra dos Palmares (1630-1694)
Palmares era o maior quilombo do Brasil e temido pelas autoridades.
Quando Zumbi assumiu sua liderança, recusou a ordem de não aceitar escravos fugitivos e atacou os colonos na tentativa de proteger o quilombo.
Quando ouro foi encontrado em Minas Gerais, paulistas e portugueses – também chamados de emboabas – entraram em conflito. Os paulistas foram massacrados pelos portugueses e expulsos da região.
Guerra dos Emboabas (1707-1709)
Os senhores de engenho de Olinda ficaram em dívida com os mascates, ou mercadores, de Recife numa das crises do açúcar. Quando Recife recebeu mais autonomia, os senhores de engenho se revoltaram e declararam guerra contra os mascates.
Guerra dos Mascates (1710)
Mineradores liderados por Felipe dos Santos se revoltaram contra as casas de fundição da Coroa portuguesa por causa da cobrança do “quinto”.
Revolta de Felipe dos Santos (1720)
O líder da revolta foi esquartejado e exposto em praça pública.
Inconfidência Mineira (1789)
Quando o ouro se tornou escasso, a Coroa Portuguesa declarou uma derrama.
Revoltados, as elites locais conspiraram para formar uma república independente de Portugal. Tiradentes foi um dos participantes.
Chamada também de Revolta dos Alfaiates. Negros, escravos, soldados e alfaiates se revoltaram contra as condições de vida em Salvador. Exigiam uma república e o fim da escravidão.
Conjuração Baiana (1798)
Quer saber mais? Visite o Portal Estratégia Militares!