Redação nos Concursos Militares: qual a diferença?

Por Estratégia Militares

Se você está pensando em prestar os concursos militares, sabe que as provas são diferentes dos vestibulares, né? O mesmo vale para a Redação! Vamos explicar as diferenças para você!

Os seletivos militares são para quem quer se tornar um militar de carreira das Forças Armadas. Há desde cursos de ensino superior a escolas que dão formação de nível médio.

O que são Concursos Militares?

Uma das principais diferenças é que o seletivo militar é composto de múltiplas etapas. A prova escrita é classificatória e eliminatória e é seguida por várias fases eliminatórias, que incluem até uma prova de aptidão física.

Militar x Vestibular

A Redação é diferente?

Sim! Na questão estrutural, os seletivos militares aceitam uma variedade maior de textos, como o formato expositivo. Além disso, as bancas militares valorizam mais clareza, coesão e domínio da norma culta do que engajamento sociopolítico e pautas identitárias.

Quais são os temas pedidos, então? Bem, isso varia de Força Armada, mas de modo geral eles são mais voltados a valores éticos, sociais, ambientais, culturais e cívicos.

Texto dissertativo-argumentativo

O clássico formato pedido nos vestibulares, com a estrutura padrão de introdução, argumentação e conclusão. No entanto, nos seletivos militares não é preciso uma proposta de intervenção!

Texto expositivo

Nesse caso, o candidato deve informar ou explicar um assunto de forma clara, sem defender um ponto de vista pessoal.

Forças Armadas

Fora as diferenças com os vestibulares, as bancas e os critérios de avaliação também variam de acordo com a Força Armada. Na hora de escolher as citações e exemplos, é preciso levar em conta as particularidades de cada uma delas.

O Exército não costuma cobrar tanto conhecimento de repertório como as outras Forças Armadas, mas dá bastante ênfase para a estrutura do seu texto.

Se quiser enriquecer sua Redação, coloque citações com referência a hinos ou lemas do Exército. Veja alguns!

Exército

“Braço Forte, Mão Amiga” 

 - lema do Exército Brasileiro

“Minha espada não tem partidos”

- Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro

Marinha

É a mais tradicional e antiga das nossas Forças Armadas. As bancas gostam de cobrar temas ligados à própria Marinha e suas atividades. Por isso, citações e exemplos de suas figuras históricas e lemas são boas opções!

“[A honra] exige a posse da perfeita compreensão do que é justo, nobre e respeitável, para elevação da nossa dignidade; a bravura para desafrontar perigos de toda ordem, na defesa da verdade, do direito e da justiça”

- Almirante Tamandaré

“Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente”

- Lema da Marinha do Brasil

Força Aérea

É a mais tolerante no uso de citações de pessoas fora do mundo militar. Pode usar filósofos, antigos e modernos, ativistas e até mesmo citar filmes e livros – desde que não sejam da cultura pop.

“A pátria não é ninguém: são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra, à ação”

– Rui Barbosa

“A paz é efeito de uma ordem justa”

- Noberto Bobbio

“Um país se faz com homens e livros”

- Monteiro Lobato

Informatividade

As bancas da Marinha e da Força Aérea ainda contam com um critério de correção de Redação chamado Informatividade. Para pontuar, o candidato precisa ensinar alguma informação relevante sobre o tema proposto.

Quer saber mais sobre as diferenças das Redações Militares e dicas de citações? Visite o Portal Estratégia Militares!

Receba todas as notícias sobre os Concursos Militares! Assine a newsletter clicando no botão abaixo! 

Estude com o Estratégia Militares! Clique no botão abaixo e conheça nossos cursos para Concursos Militares! 

Web Stories: Raquel Kie Oshio Textos: Raquel Oshio Imagens: Wikimedia Commons, Domínio Público, Unsplash, Pexels.