A Redação é uma parte crucial de diversos concursos públicos. Por isso, vamos mostrar como criar uma boa introdução para a sua redação.
Introdução em uma redação
A introdução é o cartão de visitas de uma redação. É a primeira impressão que se terá dela e pode ser decisiva para a avaliação. É composta por duas partes: contextualização e tese.
Oque é a Introdução?
Ao escrever a introdução é preciso observar algumas características. O mais importante é não enrolar. Apresente o tema e sua opinião sobre ele – ou seja, não antecipe os argumentos!
Características da Introdução
Há vários tipos de contextualização que podem ser utilizados na introdução. A escolha da maneira de iniciar uma redação é uma questão tanto de estilo quanto de pertinência.
Contextualização
Realizar uma comparação na introdução pode partir de dados existentes no texto ou em conhecimentos compartilhados por todos na atualidade.
Comparação
Os dados científicos não precisam ser apenas informações precisas como porcentagens e números. Dados com menor grau de precisão, mas com caráter científico, também são considerados modos de redigir uma introdução.
Dados Científicos
Ao optar por uma introdução com a ideia de definição, pode-se trabalhar em dois campos:- definir alguma das palavras ou conceitos presentes no tema da redação, justificando assim a sua tese; ou- definir alguma palavra ou conceito que resume seu entendimento do texto.
Definição
Uma referência histórica é um dado ou acontecimento da história, situado em um espaço e tempo pontuais. Pode também referir-se a pessoas com algum papel importante ou a críticas sociais.
Referência Histórica
Saiba mais sobre como escrever uma boa introdução para sua redação! Leia o texto completo clicando abaixo!