Quem foi Oppenheimer, o pai da bomba atômica

Por Estratégia Militares

Julius Robert Oppenheimer é considerado uma figura notável da história científica e militar. Suas realizações o tornaram conhecido como o “pai da bomba atômica”, Oppenheimer deixou um legado que mudou o curso da Segunda Guerra e definiu a era nuclear atual.

Biografia

Ele nasceu em 22 de abril de 1904, em Nova Iorque. Filho de uma família abastada, destacou-se desde cedo por sua inteligência e pela paixão pela ciência. Bacharel em Química por Harvard, também estudou Física em Cambridge e concluiu seu doutorado nesta área na Universidade de Göttingen, na Alemanha.

Projeto Manhattan

No Novo México, em 1945, o Projeto Manhattan chegou ao seu ápice com o teste Trinity, a primeira explosão nuclear controlada da história. Nele, foi testada uma bomba de plutônio de implosão, a mesma arma utilizada posteriormente em Nagasaki, no Japão. Ela é considerada como o marco do início da Era Atômica.

Após o sucesso do teste Trinity, logo em seguida ocorreu o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e em Nagasaki, no Japão, nos dias 6 e 9 de agosto. Esses eventos marcaram um ponto de virada na Segunda Guerra Mundial, levando à rendição do Japão e ao fim do conflito.

O final da carreira

Após a Segunda Guerra, Oppenheimer foi homenageado como herói nacional nos Estados Unidos. No entanto, sua carreira deu uma reviravolta em 1954, quando foi submetido a uma audiência de segurança.

Suspeitas de ligações com comunistas durante a década de 1930 levantaram preocupações sobre sua lealdade aos Estados Unidos.

Embora não tenham sido encontradas evidências concretas, Ele foi acusado de ser um risco à segurança nacional e sua autorização de segurança foi revogada.

Este episódio manchou sua reputação e abalou seu espírito, já perturbado pelo poder de sua criação. Embora continuasse a trabalhar como professor, seu acesso aos principais projetos científicos foi negado

Julius Robert Oppenheimer faleceu em 18 de fevereiro de 1967, deixando para trás um legado complexo e contraditório. Sua contribuição para a ciência e o projeto que liderou foram monumentais, mas também trouxe muitas questões éticas e morais sobre o uso da bomba atômica.

Oppenheimer

A figura de Oppenheimer continua a suscitar debates e reflexões sobre as implicações da ciência e as responsabilidades dos cientistas em relação ao poder de suas invenções. Lançado no dia 20 de julho, o filme dirigido por Christopher Nolan já é um sucesso!

Saiba mais sobre Oppenheimer no Portal Estratégia Militares!

Já pensou em fazer parte das Forças Armadas? Estude para os seletivos militares! 

Web Stories: Pedro Alcantara Textos: Vanesca Soares Imagens:  Getty images, Wikimedia Commons.