Saiba tudo sobre o QOAM!

Por Estratégia Militares

O concurso para o Quadro de Oficiais Auxiliares da Marinha (QOAM) oferece oportunidades para militares do Quadro de Praças da Armada ou do Corpo de Fuzileiros Navais que têm o desejo de se tornarem Oficiais. Saiba mais sobre como dar esse update na carreira!

O QOAM têm como função suprir as necessidades da Marinha em seus diversos setores dispondo do seu pessoal habilitado para exercer funções de caráter administrativo, operativo e técnico compatíveis com suas especialidades de origem, seus postos e suas qualificações. 

O que é QOAM?

Existem dois tipos de QOAM: - Quadro de Oficiais Auxiliares da Armada (QOAA); e - Quadro de Oficiais Auxiliares do Corpo de Fuzileiros Navais (QOACFN).

O ingresso no QOAM é realizado por meio do Concurso de Admissão, que acontece anualmente e é constituído de uma seleção inicial. Após essa primeira fase, o militar ingressa no Curso de Formação de Oficiais Auxiliares.

Como ingressar?

Para se inscrever no seletivo, os candidatos devem obedecer aos seguintes requisitos básicos: - Possuir o segundo grau completo; - Ser, no mínimo, Terceiro-Sargento; e - Idade limite de 44 anos.

Todos os anos, a Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha (DGPM) e o Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN) estabelecem o número de vagas para o QOAA e o QOACFN. O aviso sobre a realização do concurso é feito internamente, por meio do Boletim de Ordens e Notícias da Marinha do Brasil (BONO).

Edital

- Área Técnica: Arquivologia e Gestão de Documentos; Educação física; Matemática; Biblioteconomia; Estatística; Meteorologia; Ciências Biológicas; Física; Psicologia; Comunicação Social; História; Serviço Social; Desenho Industrial; Informática; Oceanografia; Direito; Letras Português; Pedagogia; Geologia; e Tecnologia em Construção Naval. 

Habilitações

- Área de Apoio à Saúde: Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; e Nutrição. - Área de Administração: Administração; Ciências Contábeis; e Economia. - Área de Engenharia: Engenharia Naval; Civil; Mecânica; Telecomunicações; Elétrica; Cartográfica; Mecatrônica; Petróleo; Eletrônica e Arquitetura e Urbanismo.

A Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais e Militar-Naval, com duração de 5 horas, consta de 50 questões, divididas em: - Língua Portuguesa – 6 questões; - Matemática – 7 questões; - História e Geografia – 15 questões;  - Conhecimento Militar-Naval – 22 questões; e - Redação.

Prova objetiva

O classificado fará o Curso de Formação de Oficiais (CFO) no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no RJ. Ele terá a duração de cerca de 31 semanas. Ao ingressar, os candidatos são considerados Praças Especiais, com precedência hierárquica, o uso de uniforme e a remuneração equiparados aos de Guarda-Marinha.

Curso QOAM

Clique no botão abaixo e leia o texto completo sobre o Curso QOAM!

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos concursos militares mais importantes do país!

Estude com o Estratégia Militares e conquiste sua vaga nas Forças Armadas! Clique no botão e conheça nossos cursos!

Web Stories: Vanesca Soares. Textos: Raquel Oshio. Imagens:  Flickr Marinha.