PELOPES: conheça o Pelotão de Operações Especiais

Por Estratégia Militares

Operações Especiais são missões estratégicas, ordenadas pelo comando do Exército Brasileiro, em condições de grande risco e que exigem diversas qualidades dos seus participantes.

A Segunda Guerra Mundial exigiu dos envolvidos grandes estratégias em muitas frentes de combate, o que dificultava o avanço das tropas contra os inimigos. 

Como foi criado o PELOPES?

O comandante da Força Expedicionária Brasileira, general Mascarenhas de Morais, solicitou pequenas frações de tropas que fossem treinadas para a infiltração, nas linhas nazistas, em operações de reconhecimento, patrulhas, emboscadas e destruição de armamentos.

Como foi criado o PELOPES?

Foi na década de 1960, porém, com a experiência da Segunda Guerra, que o comando do Exército Brasileiro estabeleceu uma fração de tropa especial nas unidades de combate regular, que fosse empregada em operações especiais de interesse do comando daquela Organização Militar (OM).

Como foi criado o PELOPES?

O alto comando deixou a cargo de cada coronel, comandante das unidades de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia de combate e comunicações, decidir se manteria ou não um Pelotão de Operações Especiais (PELOPES).

Como foi criado o PELOPES?

Essas operações irregulares são quando as tropas regulares já estão empregadas no campo de batalha, com alguma dificuldade de avanço ou sendo reprimidas, e é necessário que algum grupo invada sorrateiramente o terreno inimigo e sabote ou colete informações acerca do inimigo.

Como foi criado o PELOPES?

Os oficiais oriundos da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) devem ser voluntários, terem a nota “A” no Teste de Aptidão Física (TAF) da OM, terem feito o Estágio de Patrulhas de Longo Alcance com Características Especiais  e terem concluído com êxito o curso ou estágio operacional do comando militar regional que o oficial estiver inserido.

Como é a seleção de integrantes do PELOPES?

Os militares são instruídos a integrarem as Forças de Operações Especiais na execução de operações na retaguarda das forças inimigas, ações de reconhecimento especial, de ataque ou destruição de objetos críticos e de armamentos, de libertação e recuperação de prisioneiros, de salvamento e extração de pessoas.

Como é o treinamento de um militar do PELOPES?

São hábeis em utilizar técnicas de infiltração e evacuação, sobrevivência, empregando os recursos disponíveis no terreno, em situações de campanha, isolamento ou sem contato com a cadeia de comando.

Como é o treinamento de um militar do PELOPES?

São treinados para a orientação noturna e diurna, manuseio e emprego de explosivos, transposição de cursos d’água, emprego de embarcações, como botes e caiaques, além do embarque e desembarque de helicópteros.

Como é o treinamento de um militar do PELOPES?

Quer saber mais sobre o Pelotão de Operações Especiais? Visite o Portal Estratégia Militares!

Receba todas as notícias sobre os Concursos Militares! Assine a newsletter clicando no botão abaixo! 

Estude com o Estratégia Militares! Clique no botão abaixo e conheça nossos cursos para Concursos Militares! 

Web Stories: Pedro Alcantara Textos: Vinícius Brigolini Imagens:  AEB, Innospace e FAB.